Campanha ‘Novembro Azul’ é lançada em Macaé

Novembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. A campanha “Novembro Azul”, lançada oficialmente em Macaé nesta terça-feira (08), visa reforçar a importância dos cuidados e incentivar os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O evento foi aberto com a realização de duas palestras no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), no Bairro Novo Cavaleiros. A programação foi voltada a trabalhadores da área da saúde pública municipal e contou com a presença do secretário de Saúde, Alexandre Cruz.

“Todos os anos há muitas mortes no Brasil em decorrência do câncer de próstata. Recentemente, um vizinho meu faleceu desta doença porque, infelizmente, quando descobriu a existência do câncer de próstata já era tarde. Ele não havia feito exames preventivos. Temos que nos cuidar e deixar o preconceito de lado”, destacou o secretário.

A primeira palestra foi ministrada pelo enfermeiro Rodrigo Bezerra. “Precisamos olhar para nós mesmos. O homem não é só o provedor da família”, salientou. Já o médico urologista Caio Pimentel falou sobre prevenção e diagnóstico da doença. “As brincadeiras e piadas não podem ser uma barreira para a gente se cuidar”, alertou.

Os principais fatores de risco são: ter mais de 50 anos, possuir histórico familiar de câncer, não praticar atividades físicas, ter excesso de peso, se alimentar mal e fumar. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, a sequência da campanha acontece nas UBS. “São dadas orientações e dicas de prevenção do câncer de próstata. A abordagem aos homens acontece até nas salas de espera e durante as consultas em que eles são acompanhantes”, explicou.