Rio das Ostras abriu a Lagoa de Iriry para drenar localidades ao entorno

Diante do volume de chuva que atingiu Rio das Ostras de 158 milímetros nas últimas 24 horas, segundo os últimos dados da Defesa Civil na tarde desta terça-feira, 20 de dezembro, foi necessário abrir manualmente a barra da Lagoa de Iriry. A ação foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, por meio do Ofício 1806/2022.

A partir desta quinta-feira (22), o estacionamento para veículos do lado direito de vias específicas do Centro, como já acontece aos domingos, estará liberado. A Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana informa que será permitido o estacionamento no lado direito da Rua Teixeira de Gouveia, entre a Praça Washington Luiz (Rua Tenente Coronel Amado) e Rua Vereador Manoel Braga e a Avenida Rui Barbosa, entre a Praça Veríssimo de Mello (Rua São João) e até a loja antes do Posto Ypiranga.

O objetivo é fomentar o comércio local e facilitar o estacionamento para quem vem à área comercial central do município fazer suas compras de fim de ano.

A Lagoa de Iriry fica em uma área de baixada e por isso torna-se um corpo hídrico receptor de água proveniente de drenagem. As localidades de Jardim Bela Vista, Ouro Verde, Mar y Lago, Terra Firme e Reduto da Paz estavam bastante alagados e foi necessária a abertura da Lagoa para o deságue das águas excedentes.

Esta foi uma medida emergencial tomada para ajudar a drenar as áreas ao entorno da Lagoa, facilitando o acesso as ruas.