Ponte Rio-Niterói: testes do pedágio automático começam em junho
A partir da segunda quinzena de junho, a concessionária Ecoponte dará início aos testes, na Ponte Rio-Niterói, do sistema de cobrança automática de pedágio Free Flow, que elimina as cabines com cancela tradicionais, dispensando a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa. Nesta configuração, carros, caminhões, ônibus e motos passam livremente pelas praças de pedágio, como são conhecidos os pórticos eletrônicos de monitoramento do sistema, e a identificação dos veículos é realizada através de uma tag de cobrança instalada nos automóveis ou pela placa.
Aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto do plano piloto tem o objetivo de verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na ponte. O Lastran, Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o responsável pela análise e a coleta de dados. Segundo a Ecoponte, não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da rodovia, e a fase de testes pode durar até dois anos.
— É natural que surjam dúvidas a respeito do sistema, mas não sabemos sequer se ele será implantado. Durante o período de testes, nada muda para o usuário. O que vamos fazer, neste primeiro momento, são estudos de performance, em conjunto com a ANTT, para entender a eficácia do método numa via como a ponte, que tem especificidades diferentes das de uma rodovia comum e características de tráfego urbano — afirma Julio Amorim, diretor superintendente da Ecoponte.
A estrutura do Free Flow é composta por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos. Os sensores instalados no pórtico detectam informações como altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos.
O plano piloto da Ponte Rio-Niterói tem como referência o sistema de praças de pedágio em operação desde 31 de março na BR-101, a Rio-Santos. Após um período de testes sem cobrança para os usuários, a CCR, concessionária que administra a Rio-Santos, instalou três pórticos eletrônicos Free Flow na rodovia: em Paraty (Km 538); Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414).
Pagamento em 15 dias
De acordo com Amorim, caso seja aprovado na ponte, o sistema de cobrança será similar ao utilizado na Rio-Santos. Se o motorista tiver uma tag (etiqueta eletrônica) de uma empresa que presta um serviço particular de administração de taxas de pedágio, a cobrança é feita automaticamente na fatura da operadora. Se não tiver a tag, é feita a leitura da placa do veículo, e a taxa de pedágio fica disponível em até 48 horas. O pagamento deve ser feito em até 15 dias. No caso da Rio-Santos, os clientes que possuem a tag podem efetuar o pagamento da tarifa do Free Flow pelo site, por WhatsApp e pelo aplicativo da CCR RioSP.
— Os clientes com tags de operadoras já recebem a cobrança diretamente na fatura. Para estes, os Descontos de Usuário Frequente para veículos leves e o Desconto Básico por uso de tag já estão calculados. O cliente que não tem a tag pode pagar as tarifas diretamente nas plataformas da concessionária, por Pix ou cartão bancário — esclarece Cleber Chinelato, superintendente back office e de arrecadação do Grupo CCR.