Projeto Macaé + 20 avança para segunda etapa
Depois de construir o diagnóstico e debater com a sociedade as propostas do projeto “Macaé + 20”, uma ação do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), os técnicos da administração municipal participaram, nesta terça-feira (13), de capacitação para elaboração da segunda etapa (propostas e soluções).
O encontro, realizado no Paço Municipal, teve orientação do professor de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé), Giuliano Alves. A iniciativa propõe a elaboração coletiva do planejamento estratégico da cidade para o desenvolvimento sustentável dos próximos 20 anos.
“A ideia é elencar as prioridades para que possa haver um compromisso público com essas propostas e soluções que serão definidas. Vale ressaltar que elas devem estar relacionadas ao Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou Giuliano.
O gerente do Egim, Romulo Campos, afirmou que o primeiro caderno foi elaborado a partir do diagnóstico levantado nos fóruns intersetoriais.
“O momento é da criação do caderno dois que estamos construindo por áreas de resultados. O caderno três será o desenvolvimento das ações. Já o caderno quatro representará a estrutura de governo e gestão do plano, ou seja, o monitoramento”, explicou.
A coordenadora de Indicadores e Metas do Egim, Scheila Abreu, apresentou as áreas de resultados da Macaé + 20 que estarão nessa segunda etapa: escolarizada; social e inclusiva; saudável e humana; ambientalmente sustentável; organizada e funcional; limpa e bela; segura e acessível; integrada e inteligente; empreendedora e dinâmica.