Censo do IBGE confirma Macaé (RJ) como potência econômica regional

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (28), os dados referente ao censo demográfico de 2022 e a cidade de Macaé (RJ), no Norte Fluminense, desponta com números altamente positivos.

Em 11 anos (2010 a 2021), a cidade saiu de 206 mil habitantes para 266 mil habitantes. De acordo com cálculo encerrado em 2020, Macaé foi a primeira colocada no Brasil e a 1ª no Estado do Rio, em renda média mensal no patamar de seis salários mínimos.

É a primeira do Estado em população ocupada, com 43,5% e a 119ª entre os mais de cinco mil municípios brasileiros.

O ex-prefeito, Dr. Aluízio Júnior, analisa esses números com lupa e já fez o recorte contabilizando como legado de sua administração. Ele governou a cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020. No cálculo encerrado no último ano de sua gestão, ele pontua o município que foi justamente o período em que o município alcançou a primeira posição no ranking nacional em renda salarial.

No quesito educação, o Ideb (Índice da Educação Básica) apontou Macaé em 2021 como 12ª no Estado, nos anos iniciais de ensino, e a 22ª no país nos anos finais.

São mais de 42 mil alunos no ensino fundamental e mais de 2 mil profissionais da educação.

“A cidade é a 4ª em receitas e despesas realizadas no Estado. Na saúde, a mortalidade infantil é baixa. Macaé está na 62ª posição entre 92 cidades e figura como 16ª em área urbanizada. Esses números são dos últimos 10 anos”, afirmou Dr. Aluízio.