Desfile cívico reúne 15 bandas e 600 músicos neste sábado
Com o tema “Que tons e sons cabem no meu mundo pela paz?”, o desfile cívico contará com muita música do início ao fim. Este ano haverá uma banda permanente próximo ao palco em uma área de recuo para tocar quando o pelotão passar distante de banda. Além disso, outras 15 bandas passarão na Avenida Elias Agostinho, totalizando cerca de 600 músicos.
A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem do desfile. A celebração pelo aniversário da cidade começa com a solenidade de hasteamento da bandeira, que ocorrerá na frente da prefeitura, em seguida o desfile às 9h na Imbetiba. O evento terá uma área reservada para pessoas com necessidades especiais e idosos, banheiros químicos, e pontos com água.
Os coordenadores de música da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Carlos Pereira e Anderson Aprígio, professores das escolas Tarcísio, Generino, Botafogo e Paulo Freire, informaram que todos os professores instrutores ensaiaram com seus alunos desde o início do ano para o desfile e prometem novidades na avenida com coreografias, ritmos diferentes na flauta, trompete, trombone, saxofone e bumbo.
As aulas e ensaios acontecem pela manhã e à tarde, no contraturno, e aos sábados. “A atividade estimula o intelecto dos alunos, que ainda podem vivenciar disciplina, trabalho em grupo e um espaço de socialização e amizade”.
As bandas são: Corporação Musical Jacyra Tavares Duval, Corporação Musical Polivalente Anísio Teixeira, Corporação Musical Prof. Jamil Andrade Dias (Generino), Corporação Musical Maria Isabel Damasceno Simão, Corporação Musical Leonel de Moura Brizola, Corporação Musical Elza Ibrahim , Corporação Musical Oscar Cordeiro, Corporação Musical Dr. Claudio Moacyr de Azevedo , Corporação Musical Paulo Freire e Corporação Musical Prof. Rossine Medeiros (Tarcisio).
As convidadas são: Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto, Banda Casa do Caminho, Banda Colégio Estadual Rachel Reid, Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores e Banda Marcial Veteranos de Macaé. As bandas são compostas por linha de frente, mór, baliza, corpo coreográfico e corpo musical.