Câmara Itinerante: público pede revitalização do Centro
O Centro de Macaé é histórico e concentra grande parte do comércio, mas o atraso em obras e o problema na infraestrutura de espaços públicos estão afetando a rotina dos moradores e impactando pequenos negócios. Essas questões foram apontadas pelo público que participou da Câmara Itinerante, na manhã deste sábado (16), na Praça Veríssimo de Melo. A mais recente edição do projeto do Legislativo local aconteceu por solicitação de Marlon Lima (PDT).
Ao iniciar os debates, o presidente da Câmara dos Vereadores, Cesinha (Solidariedade), frisou que o objetivo é aproximar o poder público dos bairros e distritos. “A gente trabalha para garantir mais qualidade de vida e essa não é uma tarefa individual. Esperamos que mais secretários do Executivo participem das próximas edições, pois é vendo de perto os problemas que encontraremos as melhores soluções.”
Já Marlon reforçou que o comércio é fundamental para o Centro e bairros próximos. “Estar aqui, hoje, é muito importante. Nos últimos anos, muitos estabelecimentos fecharam as portas e vimos os empregos diminuírem, afetando a economia. Acredito que ações concretas possam sair desta Câmara Itinerante.”
Cesinha disse que um dos grandes problemas é o atraso na reforma do Calçadão da Avenida Rui Barbosa. “Se a obra fosse da prefeitura, já estaria pronta, mas partiu do governo estadual e já vai se arrastando para o segundo ano. Fico preocupado porque foi um transtorno enorme no final do ano passado, quando o comércio costuma ter o maior faturamento”, lamentou.
Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Macaé, Luís Henrique Fragoso, pediu que os vereadores levem a cobrança ao governador Cláudio Castro (PL). “O problema não é a obra, mas a morosidade. Tem comerciante que não vai aguentar mais um período natalino desse jeito. Onde interditam para quebrar o piso, os clientes circulam e compram menos.”
Líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania) sugeriu uma frente parlamentar para ir diretamente ao Rio de Janeiro tratar do assunto. “A parceria entre o prefeito e o governador é muito importante. Trabalharemos para que o novo Calçadão seja entregue o quanto antes”.