Começa VII Jornada de Orientação Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação promove até esta quarta-feira (18) a VII Jornada de Orientação Pedagógica, com abordagem dos processos de ensinar e aprender. Nesta terça-feira (17) foi realizada a abertura da jornada de forma online, com palestra da professora doutora Maria Assunção Folque, da Universidade de Évora (Portugal).

“Hoje começa a sétima jornada da orientação pedagógica, um momento especial, de troca, de conhecimento, agradeço a todos os palestrantes que estão vindo contribuir com a nossa rede pública, com nossos profissionais de educação que atuam diariamente”, comentou na abertura a Secretária de Educação, Leandra Lopes.

O Secretário de Educação Básica, Robério Fernandes, pontuou a importância do evento para a consolidação de uma escola pública de qualidade para todos. “Sejam todos bem-vindos para que possamos avançar juntos”, frisou. A professora Inês Barreto Netto do Centro de Formação Professora Carolina Garcia foi a mediadora da palestra desta terça-feira.

Maria Assunção Folque é autora do livro “O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna”. Na palestra, ela abordou seu estudo sobre a prática do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na educação pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo da doutora articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre as interações para o processo de ensino e aprendizagem.

“O cuidar ético é a preocupação ética que procura fundamentação do estar uns com os outros e envolve prestar atenção para reconhecer as necessidades dos outros, responsabilidade em assumir que o papel social que se desempenha e as escolhas que se fazem têm consequências nos outros, competência em ser capaz de adequar os cuidados às necessidades dos outros e responsividade”, citou a especialista.

De acordo com a Coordenadoria de Orientação Pedagógica, composta por Maurilea Rodrigues e Debora Cardoso, a jornada oportuniza a realização de trocas com objetivo de ouvir, refletir, discutir, aprender e propor novos caminhos e estratégias para a construção de propostas de políticas de educação.    

A Coordenadoria de Orientação Pedagógica, em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria de Educação, e a Adjunta de Educação Básica organizaram a programação.

Maria da Assunção Folque é doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (2008), instituição onde realizou o Mestrado em Desenvolvimento da Criança e Educação de Infância (1995). É membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, da International Society for Cultural Historical Activity Research (ISCAR), e sócia do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM).