Feira de Ciências envolve alunos da rede municipal

Estudantes de 20 escolas da rede municipal de Educação de Macaé participaram nesta quinta-feira (19), da décima edição da Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), onde foram expostos 82 trabalhos divididos pelos alunos da Educação Infantil, Fundamental (1º ao 5º anos), Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.

Com o tema “Fecimac: Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação teve a visita de um representante da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), que vai escolher alguns trabalhos para expor na maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro.

A secretária de Educação, Leandra Lopes ressalta que a Feira é um momento de troca de experiências entre os alunos. “É muito bom ver essa garotada trazendo seus trabalhos para o espaço da universidade. A Fecimac também possibilita que os alunos atuem com pesquisa reforçando o interesse pela ciência”, disse.

As coordenadoras de Educação Ambiental, vinculada à Superintendência de Educação Integrada, Lúcia Helena Gama e Fabiana Aguiar, pontuaram que desde de agosto os alunos estão mobilizados em torno da Feira das Ciências. “Durante os meses de agosto e setembro foram realizadas as feiras nas escolas e os melhores trabalhos foram selecionados para se apresentarem na Fecimac”, falou Lúcia.

Lúcia acrescentou que as feiras são fundamentais no processo de aprendizagem. “A ciência e a educação estão intrinsecamente associadas. Eles aqui mostram toda sua dedicação, disciplina no processo de pesquisa e execução dos trabalhos”, observou.

Fabiana lembra que a proposta da ação é envolver as crianças, desde a educação infantil na área da pesquisa. “Já nos anos iniciais e até o Ensino Médio estes alunos mostram seu potencial de desenvolver projetos com base na metodologia científica”, disse.