Outubro Rosa da UBS Barramares atrai a comunidade

Para a prevenção do câncer de mama, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares, no bairro São José do Barreto, aderiu à campanha nacional Outubro Rosa. Na tarde de quinta-feira (19), uma tenda foi montada próximo à unidade para receber a comunidade com ações variadas. Já na manhã desta sexta-feira (20), a programação foi para as crianças, com lanche, espaço para desenho e sorteio de brinquedos. Os lanches e brindes para atrair o público foram doados pelos servidores públicos da unidade.

A ação contou com palestras das enfermeiras Marinda Batista dos Santos e Bruna Rodrigues. A UBS Barramares ofereceu aos participantes: massoterapia e auriculoterapia, além de cuidados de beleza, através de parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Jardim Franco. As atividades têm o objetivo de atrair à comunidade em geral, especialmente mulheres a partir de 16 anos de idade, assistidas pela UBS Barramares ou de bairros localizados ao Norte da Ponte Ivan Mundin, na Barra de Macaé, para as palestras sobre a importância da realização do autoexame de mama, do exame preventivo de câncer de colo de útero, da mamografia (de acordo com cada caso e indicada principalmente às mulheres com mais de 40 anos de idade), e pré-natal.

“Os brindes e lanches são estratégias para atrair a população para receber as informações. O atendimento diário da UBS atinge cerca de 400 pessoas, destas, aproximadamente 300 são mulheres, muitas delas vêm com crianças. Apenas para estes eventos, foram cerca de 150 mulheres ontem. Hoje (sexta-feira), atendemos 60 crianças para a pediatra, fora as que vieram para participar do evento e do sorteio de brinquedo. Na oportunidade, é feito um acompanhamento da criança, verificando-se o cartão de vacinação”, disse a coordenadora da UBS Barramares, Iracema Costa.

Para atendimento na UBS, basta apresentação de documento de identificação e o Cartão do SUS Macaé, que é confeccionado no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, no Centro, com apresentação de comprovante de residência. A unidade oferece reuniões mensais com grupo de gestantes, que devem realizar consultas também mensalmente. Caso elas mantenham a regularidade das consultas, poderão ser acompanhadas por uma doula ao hospital para o parto. A cada mês, a unidade aborda uma campanha de saúde.