Cronograma do carro fumacê é divulgado

A Prefeitura por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas), realizará ação com carro fumacê/UBV de segunda (8), a sexta (12), em diversos bairros da cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, zika e chicungunha. O trabalho é realizado pelos Agentes de Combate a Endemias, sempre às 5h e 18h.

A ação é realizada, de acordo com a coordenadoria, nos bairros com maior número de casos positivos e notificados de Dengue e outras arboviroses.

O trabalho de pulverização com carro fumacê terá início nesta segunda (8), nos bairros Malvinas, Cancela Preta e Duque de Caxias.

Na terça (9), Novo Botafogo e Santo Amaro. Já na quarta (10), no  Lagomar 1 e Itaparica.  Quinta (11), no Centro 1 e  Lagomar 2 Já na sexta (12), as ações serão realizadas no Centro 2 e Lagomar 3.

A Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas),esclarece que alguns bairros com maior extensão são divididos em setores (1, 2, 3 e outros).

Além do trabalho com controle do Aedes aegypti, com o carro fumacê, os Agentes de Combate a Endemias estarão realizando mutirão na próxima quarta (10), no bairro Santo Amaro e na quinta (11), no bairro Itaparica.

Sintomas da dengue- Os principais sintomas da dengue são dores nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos; articulações, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite e tremor ou suor. Também é comum dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náuseas.

Sintomas da Zika-  Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.

Sintomas da Chicungunha-  É uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo. Felizmente, a febre chicungunha não provoca complicações hemorrágicas, sendo, portanto, uma infecção menos fatal que a dengue.

Serviço

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.