Vigilância Ambiental em Saúde realiza vistoria no Jardim Vitória

A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) realizou vistoria, nesta quarta-feira (10), no Jardim Vitória. O trabalho no bairro foi concentrado na Rua Santa Bárbara e arredores, após solicitações de moradores a respeito do aparecimento de aranhas. Durante a ação, não foi encontrada nenhuma espécie, mas o trabalho de busca ativa seguirá nos próximos dias.

O gerente da Cevas, Luan Campos, explica que é importante o registro oficial junto aos órgãos de controle já que determinadas espécies de aranhas podem causar reações graves, sobretudo, em crianças e idosos. “A Coordenadoria identifica as aranhas e realiza um trabalho de orientação. O atendimento também pode ser feito pela Guarda Ambiental. Nós retornaremos ao bairro com nossos agentes de endemias para ampliação da área de busca e estudos”, detalhou.

Em caso de aparecimento, o contato com o Cevas pode ser feito pelo 0800-022-6461 ou 2772-6461, em dias úteis, das 8h às 17h. “É importante mencionar que o Jardim Vitória tem características propícias ao surgimento destes e de outros animais peçonhentos e silvestres, uma vez que está inserido numa topografia com bastante vegetação ao redor, uma espécie de cinturão verde. Além disso, há muitos terrenos ociosos com presença de resíduos e capim, que acabam sendo locais atrativos para esconderijo e reprodução de aranhas, principalmente em épocas de alta temperatura e umidade”, explica Luan.

O responsável pelo órgão alerta ainda para a importância da manutenção de limpeza periódica em imóveis e áreas de terreno. “É fundamental que terrenos baldios estejam limpos. Aqueles que possuem, têm a responsabilidade de cuidar dos mesmos mantendo-os sempre roçados e sem resíduos, o que reduz a presença destas e de outros animais peçonhentos e até insetos. Por estarem numa área mais propícia, medidas como instalação de telas e anteparos em portas e coberturas em frestas também podem ajudar, além de não deixar material ou entulho acumulado”, finaliza.