Prefeitura apresenta projeto de reordenamento do Parque da Praia Campista

Representantes da Prefeitura de Macaé apresentaram nesta terça-feira (7) para a comunidade, em um hotel na orla dos Cavaleiros, o projeto de reordenamento do Parque da Praia Campista. A obra e os serviços de engenharia foram detalhados, além das documentações de licenciamento ambiental e o contrato de cessão de uso gratuito firmado entre a União, por intermédio da Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, da Secretaria de Gestão do Patrimônio da União do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o município de Macaé. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, o projeto de ordenamento do Parque Linear da Praia Campista construirá múltiplos ambientes na área relativa ao gramado e ao parque infantil já existente. 

“O parque irá compor um grande espaço de lazer e esportes, contando com playground infantil, parque para cachorros, áreas de convivência e contemplação à natureza”, afirmou.

Santiago explicou que os pisos serão da grama natural como a existente; deck em madeira plástica 100% reciclável; grama esmeralda e concreto em áreas de canteiro e muretas. 

“A grama esmeralda inclui grama em placas para plantio, nos canteiros, campo de futebol e parques, tanto o infantil quanto o para cachorros”, informou.

O projeto inclui iluminação, canteiros baixos de jardins, além de equipamentos, brinquedos e bicicletários. Os técnicos da Secretaria de Ambiente lembraram que a obra não interfere em áreas de preservação permanente e que segue todas as legislações ambientais vigentes.

O secretário de Obras, Felipe Bastos, enumerou também os principais eixos de investimento da gestão como construção e reforma de prédios públicos; reforma de áreas de lazer existentes e construção de novos espaços; obras de infraestrutura urbana; aquisições e serviços para potencializar as condições de produção das equipes técnicas.

A construção de novas áreas de lazer pela cidade foram citadas pelos secretários como campo da Ilha Leocádia; Praça da Bicuda; Praça da Nova Esperança; Praça do Lagomar; Praça da Vila Badejo e reforma da quadra do Frade.

Já praças e quadras em execução exemplificadas foram: Praça do Servidor; Praça da Nova Esperança; construção de quadra na Escola Natálio S. Antunes; Praça do São Marcos; Praças do Barreto e do Morro de Santana; Lagomar; Sol y Mar e Areia Branca foram espaços comentados como áreas revitalizadas, além das praças que receberam manutenção: Botafogo; Córrego do Ouro; Jardim Santo Antônio; 29 de Julho; Álvaro Miranda Filho; Trapiche; Viracopos; Washington Luiz; Maria José da Conceição e Lagomar.

Após a apresentação, os moradores e representantes de associações, ONGs, entidades, instituições ambientais discutiram o projeto e uma comissão de acompanhamento das etapas da obra foi votada e registrada. A assistente social da prefeitura, Samantha Fragoso, também participou da apresentação, mediando as falas.