Saúde promove atualização para enfermeiros

O Programa de Vigilância Epidemiológica da Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde promoveu, nesta terça-feira (14), no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS), atualização de sífilis para 50 enfermeiros da Secretaria Adjunta de Atenção Básica.

A médica infectologista da Vigilância Epidemiológica e do IST, Fernanda Freitas, ministrou palestra com todas as informações sobre a sífilis, como diagnóstico, prevenção e tratamento.

Durante a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de intensificar o aprendizado sobre os diferentes estágios da sífilis, os métodos de diagnóstico disponíveis e as diretrizes de tratamento preconizadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à prevenção da doença, como a importância do uso do preservativo e da realização regular de testes de diagnóstico.

“A participação dos enfermeiros fortalece a capacidade da rede de saúde para enfrentar o desafio da sífilis e promover a saúde e o bem-estar da comunidade”, comentou a Coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado.

A enfermeira da Gerência de Vigilância em Saúde, Vanessa Pio, frisou a importância da capacitação. “É uma forma de preparar os enfermeiros para oferecer um serviço de excelência, ajudar a diminuir os casos de incidência e atuar precocemente no tratamento”, classificou.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que, se não tratada adequadamente, pode causar sérios danos à saúde, como complicações cardíacas, neurológicas e até levar à morte. Ao final do evento, os participantes receberam certificados.

A próxima atualização sobre sífilis será para médicos dia 6 de junho. Já a atualização sobre HTLV, toxoplasmose e citomegalovírus será dia 8 de agosto tanto para médicos como para enfermeiros.