Escola Municipal macaense é destaque em evento do MEC com a oficina ‘Dê um Clique no Wolfango’
A Escola Municipal Wolfango Ferreira, na Barra de Macaé, é destaque no município, no Programa Educação e Família. Contemplada em 2022, há dois anos a instituição de ensino segue com ações que envolvem a participação dos alunos, seus familiares e responsáveis, conselheiros escolares, professores e demais funcionários. Um dos destaques de 2024 foi a realização da oficina “Dê um Clique no Wolfango”, que teve como objetivo apresentar o aplicativo Clique Escola para que a comunidade pudesse ter acesso às principais informações educacionais e financeiras da unidade, além das notícias sobre educação.
O aplicativo visa facilitar a compreensão e promover a transparência dos dados da instituição ou de qualquer outra unidade de ensino e a utilização foi um sucesso. Segundo a diretora da escola, Marisa Silva de Sousa, foram feitas oficinas sobre o aplicativo com os estudantes e seus responsáveis e a ação foi postada no ambiente de projetos do aplicativo.
A oficina desenvolvida pela Escola Wolfango foi divulgada pela coordenação do MEC como um bom exemplo a ser seguido, durante o encontro de encerramento do Curso de Formação sobre Conselhos Escolares dos membros do Grupo de Articuladores dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ), que aconteceu em 30 de outubro, no Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ).
Ao saber que a iniciativa foi divulgada como um exemplo a ser seguida, a direção da escola ficou satisfeita. Marisa acrescenta que muitas outras ações estão sendo desenvolvidas e serão divulgadas pelo aplicativo Clique Escola. “A direção dividiu a oficina em dois momentos. O primeiro ocorreu junto com a reunião do Conselho Escolar e o vídeo Vida de Maria foi utilizado para reflexão. O segundo foi o momento de aprenderem a navegar pelo aplicativo e os participantes compreenderam a possibilidade de acompanhar a vida escolar”, explica Marisa.
O evento
O evento contou com a participação do coordenador geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do Ministério da Educação, Roberto Ribeiro Júnior; o promotor de Justiça André Navega, coordenador do CAO Educação; a subsecretária de Gestão de Ensino do Estado, Joilza Rangel; a coordenadora Estadual do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado, Marcia Alves Corrêa, entre outras autoridades e convidados.
Na ocasião, foram realizadas palestras proferidas pelo Ministério Público e por técnicos da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Entre elas, foi lançada a nova funcionalidade “Ambiente de Colaboração dos Conselheiros Clique Escola”, uma plataforma do Ministério da Educação destinada a facilitar a troca de experiências e apoio entre conselheiros escolares de todo o país.
“Com a participação da professora Tatiana Lemos e do Coordenador Geral Roberto Júnior, ambos do CGFORG/DIFOR/SEB/MEC, o lançamento da ferramenta foi apresentado como uma inovação que fortalece a comunicação e a cooperação entre conselheiros, promovendo uma gestão escolar mais democrática e inclusiva”, ressalta.
Programa Educação e Família
O Programa Educação e Família tem por finalidade, no âmbito das escolas públicas de educação básica, fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.
O Clique Escola é um aplicativo gratuito que visa incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade às principais informações educacionais e financeiras da escola, bem como as notícias sobre educação, de forma a promover a compreensão e a transparência dos dados educacionais.
Cada escola da rede tem sido incentivada a postar as suas boas experiências através do Clique escola e também de utilizar os dados disponibilizados com toda a comunidade escolar. A ideia é que todos os professores, funcionários, alunos e responsáveis de alunos possam baixar o aplicativo e fazer uso do mesmo. E as boas experiências e projetos de nossas escolas são compartilhados.