Macaé avança com o eSocial: tecnologia, inovação e trabalho em equipe
A Prefeitura de Macaé deu um importante passo rumo à modernização ao finalizar a implementação para a regularização do eSocial para cerca de 17 mil servidores. Seguindo o cronograma desde 2021 e as diretrizes do governo federal, que unifica os dados previdenciários e fiscais, além de registrar acidentes de trabalho e informações sobre saúde ocupacional, o sistema gerencia os envios e validações dessas informações. Tudo isso foi possível graças ao esforço combinado da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e à expertise da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da própria SEMARH.
O secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, fez questão de destacar que o sucesso do projeto não está apenas na tecnologia, mas na colaboração de equipes qualificadas e bem estruturadas. “Não precisa ser um ‘expert’ em governança pública e gestão pública por resultados, mas é essencial que ele tenha habilidade social e política e também consciência da importância de ter na sua equipe um corpo técnico-jurídico junto de um administrativo qualificado e capacitado para o êxito da sua gestão”, afirmou, reforçando a importância de unir competências.
Para dar conta das exigências do eSocial, a equipe de TI da SEMARH desenvolveu sistemas próprios que conectam a base de dados do município diretamente à plataforma do governo federal. Com criatividade e domínio técnico, os servidores criaram soluções sob medida, aproveitando software livre e aplicativos desenvolvidos internamente.
“Realizamos uma reestruturação dos nossos equipamentos, além de adequações com software livre e aplicativos desenvolvidos pelos próprios servidores da secretaria”, explicou Aristófanis. Essa modernização não só atendeu às demandas do eSocial, como também trouxe mais eficiência e autonomia tecnológica para a administração pública municipal.
Com o envio mensal de informações ao sistema, processos como pedidos de auxílio-doença e aposentadoria serão muito mais rápidos e simples para os servidores contratados e comissionados. Além disso, a integração de dados fortalece a gestão e proporciona mais transparência e segurança.
A conclusão do projeto é um marco para Macaé, mostrando que a combinação de inovação tecnológica, visão estratégica e trabalho em equipe é o caminho para uma gestão pública eficiente e orientada para resultados.