Startup Day: Macaé sedia grande evento de inovação

Com auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) lotado, o Startup Day 2025 foi marcado neste sábado (22) por apresentações e palestras específicas sobre desenvolvimento de negócios, encontro com players do mercado, networking organizado e ênfase na inovação e tecnologia. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Macaé, foi pautado pela troca de conhecimentos e intercâmbio de ideias, e contou com a participação de representantes de instituições empresariais, grandes companhias como Petrobras, autoridades, universitários e pesquisadores.
Durante a abertura oficial, o Coordenador da Regional Norte e Noroeste Fluminense do Sebrae, Guilherme Reche, lembrou que a programação, que trata de empreendimento e inovação, também vai abranger 134 municípios. “Esta programação abrange grandes parceiros, como a Prefeitura de Macaé, o Instituto Federal Fluminense e o polo de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das grandes empresas. Essas são as demandantes de soluções para os pequenos negócios resolverem. Este é um grande evento do Norte Fluminense e teremos muitas parcerias pela frente. Agradecemos ao prefeito Welberth Rezende, que está aqui representado pelo vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal. Agradecemos também aos parceiros da Prefeitura como os secretários de Ciência e Tecnologia, Vinícius Pessanha, de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna e a chefe de gabinete da pasta Mariana Previtalli”, destacou.
O evento que é focado no fomento do ecossistema de inovação na cidade e faz parte da 11ª edição do Startup Day foi elogiado pelo vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal, que saudou a todos. “Parabéns ao Sebrae, parceiro de Macaé. A inovação é a mola mestra, e Macaé necessita em áreas como saúde, educação, mobilidade e offshore. A prova disso é que, recentemente, o prefeito Welberth Rezende, com uma visão à frente do tempo, ampliou a competência da secretaria de Ciência e Tecnologia incluindo a inovação na reforma administrativa. Sabemos que importantes inovações criam grandes negócios, então desejamos que neste evento sejam criadas importantes ideias”, salientou.
Também presente, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinicius Pessanha pontuou que o Startup Day 2025 tem relevante importância para o município.
“Em parceria com Sebrae, IFF e a Secretaria estamos firmando compromisso de estar nessa caminhada de ciência, tecnologia e inovação. O evento é essencial para fazer network com as demais empresas e parceiros que tenham interesse em divulgar, crescer e mostrar o trabalho”, ressaltou, que foi mediador da apresentação “Cases Empresariais”.
Durante a participação, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, frisou a importância da edição em Macaé. “Hoje estamos realizando em apoio ao Sebrae nacional este grande evento de inovação que é o startup Day. Macaé, através do governo Welberth Rezende, segue super antenada com a importância que o desenvolvimento de nossas startups, que podem ajudar a todo nosso ambiente de negócios do estado do Rio. Essa contribuição também se estende a grande diversidade de geração de divisas, trabalho e renda, através de diversas matrizes econômicas instaladas em nossa cidade “, comentou.
Também na programação, o gerente setorial de Conexões com Empresas da Petrobras, Hércules Padilha e o coordenador de Relações Institucionais da Petrobras, Luiz Fabiano Enrick saudaram as parcerias e enfatizaram questões que tratam de parcerias voltadas para inovação. Enrick enfatizou a satisfação de fazer parte do evento. “Estudei na antiga Escola Técnica e hoje se transformou no IFF, a Petrobras está em parceria com o Sebrae, Prefeitura e demais instituições para ampliar as conexões voltadas para inovação”, elencou.
Palestras
Temas relevantes foram abordados no Startup Day 2025 foram tratados. O Gerente de Projetos (representante da Arke Energia) Fábio Rodrigues Assumpção apontou na apresentação a expectativa que as startups vão crescer em 20% nos próximos anos e destacou o panorama sobre o funcionamento da termelétrica Marlim Azul, com capacidade de 565 megawatts (MW), e iniciou suas operações em novembro de 2023 em Macaé. “Temos 11 novos desafios neste ano. A previsão é que R$ 18 bilhões serão investidos em pesquisa e desenvolvimento entre 2024 e 2028. O país tem grande capacidade técnica para isso”, esmiuçou.
Já Gabriel Moraes (Cais Açu Lab -Coletivo de Ações em Inovação e Sustentabilidade) informou questões sobre o Porto do Açu e a rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Cais Açu Lab. “O Cais conta com 115 iniciativas, 51 parceiros e diversas cases de sucesso. O Porto do Açu abrange 44 quilômetros quadrados, 11 terminais privados e já registrou 78 milhões de toneladas de movimentação portuária”.
Vale lembrar, que o movimento, idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com outros atores do ecossistema de inovação, conta com uma programação que reúne palestrantes de referência em empreendedorismo e inovação.