Alerj vai analisar proposta para conceder Medalha Tiradentes a Frei Gilson

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai analisar um Projeto de Resolução apresentado pelo deputado estadual Thiago Gagliasso (PL) que propõe conceder a Medalha Tiradentes – a maior honraria do legislativo fluminense – ao Frei Gilson. O religioso da Ordem dos Carmelitas ganhou notoriedade por sua defesa de valores conservadores e por sua influência no debate público sobre religião e política.
Na justificativa do projeto, Gagliasso destacou a importância do frei para a sociedade, ressaltando seu impacto na defesa da fé e da família tradicional. No entanto, Frei Gilson também é alvo de controvérsias, sendo frequentemente citado em discussões sobre sua proximidade com pautas da direita e sua oposição ao comunismo e ao feminismo.
Embora não tenha um vínculo formal com o bolsonarismo, suas pregações são alinhadas a temas caros aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O próprio Gagliasso já demonstrou apoio ao frei em publicações nas redes sociais. “O Frei Gilson com uma câmera, internet e oração faz mais barulho que todos esses endemoniados juntos agindo na covardia”, escreveu o deputado no X (antigo Twitter).
Agora, a proposta seguirá para análise da Alerj. A Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que, segundo os parlamentares, tenham prestado relevantes serviços à sociedade do Rio de Janeiro.