Ordem Pública forma 12ª turma da Guarda Mirim

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (20), na sede da Secretaria de Ordem Pública, a solenidade de formatura da 12ª turma da Guarda Mirim. São 82 jovens, com idade entre 14 e 18 anos incompletos, que irão atuar nos diversos órgãos da Prefeitura de Macaé.

Para o prefeito, Welberth Rezende, os formandos deram uma demonstração de que estão preparados para integrar a Guarda Municipal do município. “Mesmo diante das adversidades do tempo, nesta manhã, eles se mantiveram firmes. Todos esses ensinamentos que aprenderam, esses jovens irão levar para toda vida como respeito, disciplina e cidadania”, disse.

Com relação a segurança, o prefeito ressaltou os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), por meio da Polícia Civil de Macaé, que apontam redução da criminalidade na cidade. “A região ficou em terceiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no número de metas alcançadas. E todo esse resultado se deve a união das forças de segurança e que reflete na qualidade de vida da população”, pontuou.

Na oportunidade, o secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, destacou o empenho do prefeito de dar continuidade ao projeto. “Estes 82 jovens que além de participarem deste projeto social tão importante, também vão receber uma ajuda de custo e desta forma, valorizar a vida financeira e profissional. Foram três meses de estudos para que estivessem preparados para enfrentar todo processo que a função requer”, definiu.

A coordenadora dos projetos sociais da Ordem Pública, Vanessa Lima reforçou o orgulho de receber os novos integrantes. “Fico muito orgulhosa de receber esses 82 jovens que agora integram a família da Guarda Municipal. Me sinto muito honrada por estar a frente deste projeto, que com certeza irá mudar a vida de muitos que estão aqui”, falou.

Para a oradora da turma, Vitória de Sousa, 15 anos, o projeto Guarda Mirim é o início de um futuro promissor. “Quero aproveitar todas as oportunidades, e o projeto é apenas o pontapé inicial. Aqui aprendi muita coisa e pude vivenciar o respeito à inclusão, pois sou portadora do espectro autista e este momento é muito importante para mim e minha família”, contou.