Reabilitação inaugura serviço para pacientes auditivos
Os aposentados Almir Barbosa, 86 anos, e Paulo Guimarães, 67, e os demais pacientes de Macaé que usam prótese auditiva, não precisam mais se deslocar várias vezes por ano ao município de Natividade, na Região Noroeste Fluminense, para fazer a manutenção do aparelho. A prefeitura inaugurou o Serviço Especializado de Saúde Auditiva (Sesa), na terça-feira(4), e eles foram os primeiros a serem atendidos na unidade do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, que funciona no Dona Alba, no Centro da cidade.
A coordenadora do Dona Sid, Janiane Nunes, disse que o Sesa dará suporte aos pacientes de todas as idades que usam prótese auditiva. Ela explicou que, por meio de parceria, Macaé transportava os pacientes, várias vezes por ano, para atendimento no programa auditivo no Centro Educacional Nosso Mundo (Cenom), de Natividade, referência em saúde auditiva, que habilitou e capacitou os profissionais do Sesa.
A secretária municipal adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, explicou que os pacientes passavam muitas horas na estrada para dar entrada, buscar o aparelho e realizar o acompanhamento. “Com o treinamento, esse acompanhamento, agora, passa a ser realizado em Macaé, evitando que os usuários façam muitas viagens por ano, diminuindo o desgaste físico deles. Além disso, também reduz os gastos públicos com o transporte”, destacou Natália.