Alunos da rede municipal participam de ação ambiental em cachoeira
As luvas nas mãos não são acessórios comuns na rotina de Wallace Marcílio Cardoso. Ele precisou colocá-las para praticar uma boa ação: recolher resíduos deixados nas imediações da Cachoeira Duas Barras, na região serrana de Macaé. O estudante de 11 anos foi o primeiro a encher um saco plástico com o lixo coletado.
Junto com outros 41 alunos da Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande, o adolescente participou, na manhã desta quinta-feira (14), de uma ação em comemoração ao Dia Municipal de Limpeza de Praias, Rios, Cachoeiras, Florestas, Lagoas e similares, criado há cerca de três anos através da Lei Municipal 4.712/2020.
A data é lembrada em todo terceiro sábado do mês de setembro, quando também é realizado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. “É muito legal fazer isso. E é importante, também, porque as pessoas, infelizmente, jogam muito lixo nos lugares. Espero que tenha mais ações como essa”, comentou Wallace.
A atividade de hoje foi uma iniciativa da Prefeitura de Macaé, através das Secretarias de Educação, Ordem Pública e Ambiente e Sustentabilidade. “A cachoeira tem um potencial turístico grande. É importante conscientizar sobre a preservação. É preciso começar o trabalho educativo com os alunos”, disse a diretora adjunta da Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, Arimária Barcelos.
O grupo de estudantes, acompanhado por dois professores, foi recepcionado no local da ação por guardas ambientais. “A temática é o cuidado e a preservação da natureza. As pessoas vêm de fora para visitar aqui. Mas nem sempre elas têm o cuidado que deveriam ter. Estamos aqui para mostrar o valor das nossas águas realizando uma coleta”, detalhou o coordenador de educação ambiental da Guarda Ambiental de Macaé, Romenique de Lemos Araújo.
A coordenadora de políticas públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco, reforçou a importância da iniciativa. “A finalidade é conscientizar os jovens sobre a relevância da preservação. É importante que entendam a necessidade de participar desse movimento, desse cuidado”, explicou, acrescentando que, na semana que vem, ações semelhantes vão acontecer na Praia dos Cavaleiros e na localidade do Sana, também na região serrana.