Campeonato Macaense Três Tambores prossegue no domingo
A programação do Campeonato Macaense Três Tambores prosseguiu neste domingo (17), no Parque de Exposições Latiff Mussi. O evento que é organizado pela Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) com o apoio da Prefeitura começou na quinta-feira (14).
No domingo (17), as competições tiveram início com a categoria Paratleta, onde os alunos da equoterapia que funciona no próprio parque, puderam participar de um evento.
A chefe da divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, Janiane Nunes, informou que atualmente a escola de equoterapia do município possui 165 praticantes.
Para o aluno Davi Caetano Cordeiro e Silva de 10 anos de idade, a oportunidade de participar do campeonato foi recebida com muita alegria. A mãe, Vânia Cordeiro, conta que o neurologista encaminhou Davi para a equoterapia.
“Ele entrou este ano e foi diagnosticado com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e ainda Dislexia. Ele frequenta a aula uma vez por semana e já apresentou melhora na atenção e na escola”, contou.
Além dos alunos da Equoterapia, outras crianças participaram do campeonato. O treinador Rian Batista, que levou seus alunos para participar do campeonato, conta que o seu interesse pelos cavalos teve início desde cedo, inclusive ele já competiu com um cavalo da raça Quarto de Milha.
“Há dois anos me tornei treinador e os meus alunos procuram o centro de treinamento para tratar de uma depressão ou até mesmo, ter outra atividade. O esporte proporciona nas crianças e adolescentes mais disciplina e contribui na melhora no caso de doenças”, explicou.
A atleta Catarina Rasma de 8 anos de idade começou a praticar o esporte por intermédio do seu pai. “Desde os cinco anos eu estou no esporte e gosto muito. É a primeira vez que participo de um campeonato”, contou.
As irmãs Maria Valentina Benjamin de 8 anos de idade, e Maria Vitória Benjamin de 10 anos de idade, começaram a praticar o esporte em um centro de treinamento, onde frequentam as aulas três vezes por semana.
“Nossa mãe colocou a gente no esporte para ter uma atividade depois da aula. Ficamos muito felizes em participar”, contaram.
A Gabriela Neves, que com Nanachara Souza organiza a competição, dá a oportunidade de o esporte ser mais conhecido e, com isso, incentivar que mais pessoas possam se interessar por ele.
A premiação contou com a presença do prefeito Welberth Rezende e da secretária de Atenção Básica, Natália Pires Antunes. Foi distribuído o valor de R$ 38 mil entre os participantes.
Além da categoria Paratleta a competição realizou também as categorias: Jovem A, B, e C e as finais dos rodeios Mirim, Jovem, Masculino e Feminino.