Votações sobre PcD e perigo no trânsito marcam sessão da Câmara

A Câmara de Macaé aprovou, nesta terça-feira (12), requerimento do presidente Cesinha (Solidariedade) propondo ao governo a realização de um cadastro único dos registros sobre Pessoas com Deficiência (PcD). “Queremos unificar informações das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A ideia é chegar a um número mais real do que o obtido pelo censo feito recentemente.”

O levantamento realizado pela pasta da Saúde detectou uma quantidade de PcD menor do que a efetiva, porque muitas famílias não responderam, com medo de perder auxílios federais. “Precisamos desses dados para planejar as políticas públicas voltadas para esse grupo”, continuou Cesinha. A proposição resultou de uma reunião do Executivo com a Frente Parlamentar e os conselhos municipais de Saúde e da Pessoa com Deficiência.

Marlon Lima (PDT) voltou a defender a criação da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão para as pessoas com deficiência. Segundo ele, a prefeitura de Niterói é referência na pauta e mantém uma pasta exclusiva para o tema. “Poderiam ser absorvidos nela os funcionários que já atuam em coordenadorias isoladas em outras secretarias”.