PM anuncia redução dos índices de criminalidade em Macaé
A sessão da ultima quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé, começou com uma boa notícia: a redução dos índices de criminalidade. O anúncio foi feito pelo major Tales Borges, que representou o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marcelo Amorim Arêdes, a quem o presidente do Legislativo, Cesinha (Solidariedade), concedeu uma moção de aplausos pelo trabalho que vem realizando na região.
Para o major Tales, que recebeu a homenagem do Legislativo ao comando do 32º BPM, a conquista é fruto de um trabalho integrado de toda a tropa, das forças de segurança e dos poderes públicos que atuam na região. “Vamos fechar esse ano com os menores indicadores de criminalidade dos últimos 20 anos. Esses números podem ser verificados no Instituto de Segurança Pública”, informou.
O presidente Cesinha parabenizou o 32º BPM pela proteção dos cidadãos, que, na sua opinião, já desfrutam da sensação de seguridade. “Macaé, hoje, é a primeira do Estado em segurança pública, graças ao trabalho de vocês”, disse. Luiz Matos (Republicanos) frisou o aumento do turismo como uma das consequências. “As pessoas de fora têm se sentido mais seguras para visitar a cidade”.
Paulo Paes (União Brasil) destacou que o respeito à autoridade aumentou. “Tivemos um carro roubado às 5h50, na Areia Branca, na serra macaense. Às 7h30, o veículo foi recuperado pela PM no Rio”. Amaro acrescentou que é visível a mudança na atuação da PM: “Percebemos a troca da truculência pela inteligência”.
Luciano Diniz (Cidadania) acredita que o bom senso e a serenidade do comando vêm contribuindo para uma atuação mais estratégica, baseada na análise de dados e na resolução de problemas de modo mais efetivo. “O Executivo também vem apoiando esse trabalho e já disponibilizou um local, nas imediações da Lagoa de Imboassica, onde deve ser instalado um novo destacamento do 32º BPM”.